O que é IoT?

Simplificando a internet das coisas é uma rede de objetos físicos com capacidade de capturar e transmitir dados por meio da internet. Podemos citar como exemplo no ambiente industrial a conexão de máquinas e sensores com sistemas de gestão.

A internet das coisas permite que sistemas possam realizar a controles de forma totalmente automatiza eliminando assim erros humanos.

Para ilustrar imagine o ambiente de uma farmácia de um hospital. É necessário controlar dentre outras coisas o recebimento, distribuição e aquisição de medicamentos. Em contexto convencional todas essas etapas são baseadas na identificação manual dos itens, caso algum item deixe de ser identificado haverá erro. Porém se os medicamentos incorporassem etiquetas com tecnologia RFID (Radio-Frequency IDentification) integradas com equipamentos de distribuição e com ERP aplicando conceitos de IoT as etapas seriam realizadas de forma inteligente e automática livres de erros humanos.

IoT e a 4ª revolução industrial

Com a chegada de 4ª revolução industrial o desenvolvimento de projetos que utilizam o conceito de Internet das Coisas vem crescendo exponencialmente. As inúmeras possibilidades de aplicação da IoT, elevou este recurso ao topo da transformação digital nos negócios.

A aplicação de IoT quando associada a outras tecnologias abre um leque de possibilidades que promovem um resultado nunca visto antes na gestão de negócios. Imagine uma indústria que possui os equipamentos integrados e aplicando o conceito de IoT associado a BigData e Machine Learning. As máquinas enviam dados que permitem que sistemas de análises de dados possam detectar padrões de falhas e desgastes antes que gerem impacto na produção.

A manutenção associada ao IoT

A SISMETRO disponibiliza uma séria de API´s que permitem a integração de sistemas supervisórios e sistemas MES (Manufacturing execution system) para envio de dados coletados dos equipamentos. Tais dados podem gerar alertas quando tiverem comportamentos fora das faixas estabelecidas ou dispararem solicitações de serviço para o SISMETRO e requisições de produtos para o ERP quando atingirem determinada carga horária de trabalho.

Qual a complexidade de implantar IoT integrada com a manutenção na minha empresa?

A conexão com as API´s da SISMETRO é muito simples e pode ser realizada com apenas algumas horas de desenvolvimento. Solicite uma demonstração de nossa plataforma e veja como podemos inovar o seu negócio!